Romeu Zema vai limitar reajuste do IPVA em 2022 à inflação deste ano

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), prometeu enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para limitar o reajuste da cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ao índice da inflação oficial. A informação foi compartilhada pelo chefe do Executivo em uma rede social.

De acordo com Zema, a medida tem como objetivo “amenizar os impactos da crise e da pandemia no bolso dos mineiros”. Um projeto de lei que trata do assunto deve ser encaminhado ao Legislativo nesta segunda-feira (13/12).

Nas contas do Governo de Minas, com a valorização no preço de carros usados neste ano, caso o imposto acompanhasse a tabela FIPE, o reajuste do IPVA poderia chegar a 22,8%. Ao fixar a correção do imposto com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o cálculo poderá chegar a, no máximo, 10,6% – ou seja menos da metade do valor previsto.

“Com isso, impediremos que a valorização dos veículos usados, registrada  nos últimos meses, reflita no IPVA do próximo ano, aliviando os efeitos econômicos deste difícil período que juntos estamos vencendo”, disse Zema.

Veja Também

Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto …