Grupo de Metais e Percussão da Filarmônica de Minas faz concerto em Belo Vale

Grupo de Metais e Percussão da Filarmônica de Minas Gerais faz concerto gratuito em Belo Vale

A apresentação, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, será no dia 24 de agosto, na Praça da Prefeitura, às 20h, com grandes obras brasileiras e internacionais.

Grupo de Metais e Percussão da Filarmônica de Minas Gerais se apresenta no dia 24 de agosto na cidade de Belo Vale, na Praça da Prefeitura, às 20h, e leva ao público obras brasileiras e internacionais através da potente combinação dos naipes de metais e percussão. A apresentação destaca grandes clássicos do repertório sinfônico brasileiro, como O Trenzinho do Caipira e Cantilena de Villa-Lobos, Para Lennon e McCartney, de Lô Borges, Márcio Borges e Fernando Brant, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Também fazem parte do repertório Fanfarra para o homem comum, de Copland, Suíte Pop, de Arthur Frackenpohl, Um londrino em Nova York, de Jim Parker e Suíte Cats, de Chris Hazell. A apresentação é gratuita e contará com uma formação inusitada de 13 músicos no palco e arranjos autorais. Este concerto terá interpretação em libras.

O Grupo de Metais e Percussão da Filarmônica de Minas Gerais é formado pelos músicos Marlon Humphreys-Lima, Érico Fonseca, Tássio Furtado e José Vitor Assis, nos trompetes, Mark John Mulley, Diego Ribeiro, Wagner Mayer e Renato Lisboa, nos trombones, Evgeni Gerassimov, na trompa, Rafael Mendes, na tuba, Hilvic González, nos tímpanos, Rafael Alberto e Werner Silveira, na percussão.

Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o apoio do Circuito Liberdade e Programa Amigos da Filarmônica, e é uma realização do Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:
Grupo de Metais e Percussão da Filarmônica de Minas Gerais
Turnê Estadual
24 de agosto – 20h
Praça da Prefeitura – Belo Vale (MG)

Marlon Humphreys-Lima, trompete
Érico Fonseca, trompete
Tássio Furtado, trompete
José Vitor Assis, trompete
Mark John Mulley, trombone
Diego Ribeiro, trombone
Wagner Mayer, trombone
Renato Lisboa, trombone
Evgeni Gerassimov, trompa
Rafael Mendes, tuba
Hilvic González, tímpanos
Rafael Alberto, percussão
Werner Silveira, percussão

COPLAND Fanfarra para o homem comum
FRACKENPOHL Suíte Pop
PARKER Um londrino em Nova York
VILLA-LOBOS Bachianas Brasileiras nº 5: Ária (Cantilena)
VILLA-LOBOS Bachianas Brasileiras nº 2: Tocata – O trenzinho do caipira
BARROSO Aquarela do Brasil
LÔ, M. BORGES E BRANT Para Lennon e McCartney
HAZELL Suíte dos gatos

Mais informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS
A Filarmônica de Minas Gerais reafirma, a cada concerto e com uma vigorosa programação, a sua vocação pela excelência artística. Referência no Brasil e no mundo desde sua fundação, em 2008, é resultado de uma política pública do Estado de Minas Gerais, seu principal mantenedor. Conduzida por seu Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti, a Filarmônica é composta por 90 músicos de todas as partes do Brasil, Europa, Ásia e das Américas.

A orquestra recebeu numerosas menções e prêmios, possui 13 álbuns gravados e obteve uma indicação ao Grammy Latino em 2020. As temporadas de concertos são realizadas na Sala Minas

Gerais, sua sede em Belo Horizonte, em seis séries, sinfônicas e de música de câmara, em que são interpretadas obras do repertório clássico ao contemporâneo, com convidados de destaque nos cenários nacional e internacional.

Cumprindo com sua missão de difundir e promover o acesso à música de concerto, a Filarmônica mantém relevante programação gratuita e de cunho educacional em Belo Horizonte e em outras cidades do estado. Possui, ainda, ações de formação profissional, e realiza transmissões ao vivo de suas apresentações.

Referência internacional por seu projeto arquitetônico e acústico, a Sala Minas Gerais é considerada uma das principais salas de concerto da América Latina. Juntas, Filarmônica e Sala Minas Gerais vêm transformando a capital mineira num importante polo da música de concerto.

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Veja Também

Dólar cai para R$ 5,78 em dia de alívio no mercado

Em um dia de alívio para o mercado financeiro, o dólar teve forte queda, tanto …