Na manhã desta segunda-feira (2), na esplanada sul do Mineirão, na região da Pampulha, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou a solenidade de lançamento da Operação Natalina 2024. A ação busca garantir tranquilidade e mais segurança para a população em razão do aumento do fluxo de pessoas e do movimento no comércio varejista característico das festas de fim de ano. A campanha terá um reforço do efetivo policial, incluindo militares que atuam em funções administrativas e o emprego de todas as modalidades de policiamento especializado, como Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
O objetivo é intensificar a segurança em todo o estado durante o período de 02/12 a 31/12; prevenir os crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, a potencialização da sensação de segurança nas áreas comerciais e nas chamadas “zonas quentes de criminalidade”; chamar a atenção e conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Participaram da solenidade o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia; o chefe do estado-maior, coronel Maurício José de Oliveira; o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil (GMG), coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende; o comandante da Primeira Região (1ª RPM), coronel Gibran Maciel da Silva; o diretor de operações (DOP), coronel Ralfe Veiga de Oliveira; o vice-presidente de relações públicas e sociais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), Fausto Sebastião Izac; além de representantes da sociedade civil.
O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, frisou que a campanha natalina é uma oportunidade de estreitar os laços de integração e de parceria entre a PM e a sociedade. “A presença potencializada do policiamento nos centros comerciais faz parte desse processo”, destacou.
Ações preventivas e campanhas educativas
Dentre as ações preventivas a PMMG, com a colaboração da CDL/BH, elaborou cartilhas com dicas de segurança voltadas para o comércio e a sociedade, as quais visam à conscientização e o alerta aos comerciantes e aos cidadãos, durante as compras. A cartilha aborda a importância da adoção de medidas de autoproteção para a prevenção de delitos, sejam eles físicos ou virtuais e será distribuída em todo estado.
No mês de outubro a PMMG lançou a megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!”, tendo o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda. A campanha integra as estratégias da Polícia Militar para a redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações. Como parte da megacampanha, a Polícia Militar, em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) realizou a prisão de diversos autores envolvidos no cometimento de crimes de estelionato, inclusive em outros estados do país
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